COLETES REFLECTORES
Ando lentamente a tirar a carta de condução e a recente obrigatoriedade (leia-se "se não o usares, pagas e bem") de usar colete reflector é algo com que terei viver no futuro.
Estive a pensar um pouco sobre esta atitude de tornar obrigatório o seu uso, punível com coimas (não são multas, são coimas ... o pessoal que inventou o código teve também de arranjar jargões, porque dá um nível mais elevado à coisa, para tentar lhes dar um mínimo de credibilidade e importância social, tal como a medicina e outras ciências tem jargões).
A explicação oficial é que é tudo para a segurança do condutor quando abandona o veículo por algum motivo. Mas o que estraga a boa intenção é a existência e o valor elevado das coimas.
Então se não fossem as coimas, o pessoal não usava os coletes ? Pois, problema deles.
Sinceramente acho de um oportunismo nojento e puramente materialista o aproveitar de situações de perigo para arrecadar uns bons cobres às pessoas.
É que a situação é de facto ridícula. Imaginem que vão na estrada e dão uma panada no carro à vossa frente... Qual é o vosso primeiro pensamento?
1 - "F......!!!! Que m....! Bati com a p.... do carro! E agora ? Bem... Vamos lá tratar da papelada com o outro tipo, até porque ele já está lá fora aos gritos"
2 - "F......!!!! Que m....! Bati com a p.... do carro! E agora ? Bem... Vamos lá tratar da papelada com o outro tipo, até porque ele já está lá fora aos gritos. Mas espera. Embora tenha o coração aos pulos e quase nem consiga raciocinar ao ponto de me lembrar do meu nome, deixa-me cá vestir o colete reflector para advertir os condutores da minha presença, porque ao sair do carro posso pôr em perigo a minha integridade física e por conseguinte, a psicológica também. Pois, porque sofrer um acidente marca a pessoa psicologicamente. Além disso, se não vestir o colete, pago uma valente coima ... Olha, vou advertir o tipo que saiu do carro que bati e gesticula à já 5 minutos para vestir também o colete dele, que entretanto continuou em exposição no banco da frente. Isto tudo, para o bem dele."
Se vocês optaram pela opção 2, não sei se os congratule ou se tenha pavor da vossa frieza (estou-me a lembrar do Annibal Lecter, brrrrrr)
Porque não deixar ao critério de cada um a opção de usar ou não o raio do colete ? Se a pessoa levar uma panada quando sair do carro, a opção foi dela.
E já que é obrigatório, para evitar que a pessoa se esqueça (como é natural) de o vestir numa situação de pânico, ao menos que obrigassem a usar o colete todo o tempo dentro do veículo. Acho que seria engraçado. Ao menos dava um colorido diferente ao trânsito ;)
É que é mesmo naif pensar que é para o bem dos condutores e não por uma questão de arrecadar uns valentes cobres...
Por essa ordem de ideias, pensem no seguinte :
Ninguém vos obriga a sair à rua usando uma armadura medieval, pois não? É que vendo bem, é bem possível levar com um vaso caído da janela de um vizinho do 3º andar ou, por que não, levar com um piano em cima ?
Ainda não pensei na cor do colete que espero comprar, se conseguir tirar a carta, claro. Isso não me preocupa minimamente. O que eu quero mesmo, é um colete que tenha extracto de aloé vera. Tudo o que tem aloé vera é bom, não é ?
(Alguns jargões e frases distintas usados no texto acima)
- coima (multa)
- abandonar o veículo (sair do carro)
- advertir os condutores da minha presença (mostrar-me aos outros)
- colete reflector (trapo para alguém meter uns cobres ao bolso)
- pôr em perigo a minha integridade física (manter-me inteiro)
Ah, e por favor, poupem-me o cliché "Vais tirar a carta? Olha, mais um perigo na estrada!". Digam algo mais original, por favor. Ou então digam essa mesma frase em islandês ou finlandês ou outra língua à escolha...
1 Comments:
Na verdade, o que se passa não é nem mais, nem menos do que uma maneira do estado cobrar mais algum dinheiro.
Porra! Os caçadores não se matam uns aos outros, mas no entanto são obrigados a tirar a carta de caça todos os anos.
Ver mais do mesmo em:
http://www.assembleiadarepublica.pt/forum/pub/IntervencoesDebate.aspx?ID=33
Enviar um comentário
<< Home