outubro 16, 2005

DETECTIVE DE SERVIÇO AO ATAQUE (II)

Pois é. Se leram o post http://neuronioreactivo.blogspot.com/2005/10/detective-de-servio-ao-ataque-i.html, espero que seja do vosso agrado a notícia que vos trago : O Detective Peido Morto recebeu na semana passada a resposta oficial da Carris sobre a intrigante questão "Porque razão é obrigatório validar os passes no raio da maquineta ?!"

Ora passo-lhe a palavra :

"Ora bem pessoal, a Carris respondeu prontamente ao e-mail que lhes enviei sobre a obrigadoriedade da validação do passe e passo a transcrevê-la na íntegra :


Exmo. Senhor,

Em resposta ao seu mail, informamos que, a Carris implementou em 2004 um novo sistema de bilhética electrónica, já implementado no Metro e que a curto/médio prazo será alargado a todos os Operadores da Região de Lisboa, que teve como principal objectivo modernizar os sistemas de emissão, validação e controlo de títulos de transporte com vantagens, tanto para a Empresa como para os clientes.
O desenvolvimento da bilhética passou numa primeira fase pela substituição dos suportes físicos dos títulos que passaram a ser o cartão Lisboa Viva para os passes e o cartão 7 Colinas para os bilhetes. Estes dois suportes têm incorporados um "chip" e uma antena que permitem armazenar diversa informação relativa ao título e às utilizações que o cliente faz na rede.

Esta informação é lida pelos validadores que equipam os veículos permitindo a validação do passe que anteriormente era feita exclusivamente pelo motorista através da visualização da senha. No futuro, quando todos os operadores aderirem ao novo sistema de bilhética, as senhas serão eliminadas o que inviabiliza a validação visual que passa a ser efectuada exclusivamente através de validação electrónica nos validadores. Dado que tanto a Carris como o Metro já implementaram a nova bilhética foi possível no início deste ano eliminar as senhas nos passes exclusivos da Carris e conjuntos com o Metro. Os controladores dispõe já de terminais de fiscalização de títulos electrónicos que permitem verificar qual o título carregado e se foi ou não validado.

È importantíssimo que todos os clientes tomem consciência de que é obrigatório validar electronicamente o título em cada viagem, uma vez que no futuro vai ser o único modo de validar os títulos que passam a ser exclusivamente electrónicos, sendo também uma fonte de informação estatística fundamental para o conhecimento do volume dos passageiros carreira a carreira, permitindo uma contínua e precisa adaptação da oferta à procura nas carreiras e nos troços da rede da Carris.

Com os melhores cumprimentos,

(nome omitido)

Comunicação e Imagem


Ora bem, temos aqui a nossa resposta e agradeço à Carris pela atenção (a que qualquer cliente tem direito) à pergunta por mim colocada. Confiemos então na boa intenção da Carris em melhorar o serviço com o uso devido das estatísticas adquiridas.
Só um a coisa se me ficou a remoer ... Ora prestem bem atenção :
"Esta informação é lida pelos validadores que equipam os veículos permitindo a validação do passe que anteriormente era feita exclusivamente pelo motorista através da visualização da senha. No futuro, quando todos os operadores aderirem ao novo sistema de bilhética, as senhas serão eliminadas o que inviabiliza a validação visual que passa a ser efectuada exclusivamente através de validação electrónica nos validadores."
Hmmmm ... Aqui, acredito não haver vantagem. O motorista tem sempre de "estar de olho" : O motorista não precisa de olhar para a senha do o viajante mas necessita agora de ver se este entra sem validar ou não o bilhete... Mas tudo bem, não há sistema perfeito.
Bem pessoal é tudo. Caso encerrado."


Mais um contribuição valiosa do nosso detective de serviço para este blog. Ainda por cima, colabora de graça ;)
Bem haja.

2 Comments:

Anonymous Anónimo disse...

ñ deixa de ser imensamente curioso q a Carris te tenha rspdido... ao início pensei q fosse no gozo :)

bem, ao menos ficaste esclarecido !

(eu ñ ando de autocarro por isso tdo isso passa-me um bocado ao lado... :\ )

21:14  
Anonymous Anónimo disse...

UaUUUUUUUUUUUUUUUUUUUu
Mto bem esgalhada essa!!! =)

22:54  

Enviar um comentário

<< Home





Para receber um e-mail cada vez que haja novidades neste blog clique no símbolo RSSFWD abaixo e introduza o seu e-mail