agosto 31, 2006

WORKAHOLICS

A todos os WORKAHOLICS que por ventura encontraram este blog, abram os olhos :

Não me venham com desculpas que adoram o vosso emprego! Poupem-me, mas sobrretudo, poupem-se a vocês mesmos. Se são workaholics, tem de existir um motivo realista para o serem.

Descubram-o.

Procurem dentro de vós o que é realmente. Porque preferem a ocupação do trabalho ao confronto com qq outra coisa que só vocês sabem.

Descubram a tempo. Antes que seja tarde demais.
Boa sorte.

agosto 14, 2006

UMA BOLINHA PARA CEGAR A MENTE

Não sei o que passa dela cabeça de quem avalia a faixa etária mínima para ver os filmes que passam na nossa TV. A sério que não entendo qual é o critério que leva à colocação ou não da célebre bolinha no canto superior direito (sim, aquele símbolo mágico que fazia com que os vossos pais ordenassem com um tom sério a temível frase "Vão para os vossos quartos. Este filme é para adultos." e vocês pensassem: "Pronto, lá vou eu perder mais um filme de truca-truca ou com gajas nuas").

Vi recentemente a tal bolinha (agora é multicolor, já não é só vermelha) estampada no fabuloso Um Dia de Raiva (Falling Down) e mais recentemente no Training Day, que apenas vi um pouco.

Não sei o que os tipos viram no Um Dia de Raiva para que os levasse a por o carimbo... Eu vi o filme (que já conhecia) e adorei. Não vejo lá 1 quinto da violência de Terminator 2. Mais: O filme decorre sob o tom de comédia (um tanto negra) que Michael Douglas soube tão bem imprimir à sua personagem o que o torna bastante mais ligeiro do que se tivesse sido levado em tom mesmo sério.

Sinceramente, achei a história muito boa... Mais uma a criticar a sociedade zombie e descartável dos nossos tempos.

Agora pergunto-me: Porquê a bolinha ? Será por fazer-nos pensar ? Será que pensar é proibido a menores de 18 anos ? Ou mesmo, que pensar não é bem visto a maiores de 18 ? Mesmo que os putos não percebam metade do filme, qual é o problema ? Ficam traumatizados pelo seu tempo perdido, pois viram um filme que não entenderam e ainda por cima não tem tiros a torto a direito nem gajas nuas ?

Só deve ser isto, pois não me lembro de Terminator 2 levar a bolinha (e garanto que tem lá cenas de uma violência chocante, completamente gratuita, que foi bastante atenuada em Terminator 3).

Não percebo isto. Alguém me explica ?

Parece que apenas os filmes com algum conteúdo levam o tal carimbo. Estarei enganado?

agosto 12, 2006

FÍSICA, MATEMÁTICA E A VERDADE
















Ora, bem parece que toquei num tema quente :)

Acabei de ver um documentário sobre uma teoria que tem vindo a mostrar-se promissora nos últimos anos: a Teoria das Cordas.

Mas não é sobre isso que venho postar. A ideia para este post surgiu-me mesmo no fim do documentário (que poderia ser sobre outra teoria qualquer). Fica bem claro no documentário que o que move estes cientistas é a sua procura pela Verdade e a Explicação do Todo.

Uma nobre demanda. Dotados de meios racionais e ferramentas cientificamente provadas e testadas, pretendem chegar à Verdade Fundamental.

Para tal, tentam ser o mais racional/imparcial possível, tal como se fossem uma máquina, como se não fossem humanos. Desfazendo-se de toda a fé em coisas não palpáveis... Tudo tem de ser testado, possível de ser replicado para finalmente ser provado, segundo o método científico.

No entanto, durante todo este processo de procura, teste e prova, os cientistas continuam presos à sua condição humana : eles procuram apenas explicações que sejam belas, elegantes e de preferência simples.

Põem logo à partida qualquer outro caminho mais tortuoso, pois acreditam que as verdades sobre o Universo - ao existirem - têm de ser elegantes e belas !

Se isto não é imparcialidade, o que é ?
É uma procura viciada, pois o cientista é um ser humano, que continua a ver as coisas à sua imagem, de acordo com o seu modo natural de funcionar como ser humano.

É possível chegar à Verdade por caminhos viciados? Não acredito.

Também não acredito que a Humanidade alguma vez consiga ver a tal Verdade, pois apenas vemos os que os nossos sentidos/capacidade de raciocínio nos mostram.

A ciência é útil. Apenas isso. Permite um tipo como eu estar a escrever e partilhar pensamentos com o resto do mundo, passando as ideias para dentro de uma máquina electronicamente avançada, à medida que dá pancadinhas sequenciais nuns botões de plástico com caracteres impressos, por exemplo.

A ciência é útil e vale a pena investir nela, para obter resultados práticos.

Mas nunca nos permitirá ver a Verdade. Isso é, quanto a mim, uma ilusão e tempo perdido.





Para receber um e-mail cada vez que haja novidades neste blog clique no símbolo RSSFWD abaixo e introduza o seu e-mail