agosto 14, 2006

UMA BOLINHA PARA CEGAR A MENTE

Não sei o que passa dela cabeça de quem avalia a faixa etária mínima para ver os filmes que passam na nossa TV. A sério que não entendo qual é o critério que leva à colocação ou não da célebre bolinha no canto superior direito (sim, aquele símbolo mágico que fazia com que os vossos pais ordenassem com um tom sério a temível frase "Vão para os vossos quartos. Este filme é para adultos." e vocês pensassem: "Pronto, lá vou eu perder mais um filme de truca-truca ou com gajas nuas").

Vi recentemente a tal bolinha (agora é multicolor, já não é só vermelha) estampada no fabuloso Um Dia de Raiva (Falling Down) e mais recentemente no Training Day, que apenas vi um pouco.

Não sei o que os tipos viram no Um Dia de Raiva para que os levasse a por o carimbo... Eu vi o filme (que já conhecia) e adorei. Não vejo lá 1 quinto da violência de Terminator 2. Mais: O filme decorre sob o tom de comédia (um tanto negra) que Michael Douglas soube tão bem imprimir à sua personagem o que o torna bastante mais ligeiro do que se tivesse sido levado em tom mesmo sério.

Sinceramente, achei a história muito boa... Mais uma a criticar a sociedade zombie e descartável dos nossos tempos.

Agora pergunto-me: Porquê a bolinha ? Será por fazer-nos pensar ? Será que pensar é proibido a menores de 18 anos ? Ou mesmo, que pensar não é bem visto a maiores de 18 ? Mesmo que os putos não percebam metade do filme, qual é o problema ? Ficam traumatizados pelo seu tempo perdido, pois viram um filme que não entenderam e ainda por cima não tem tiros a torto a direito nem gajas nuas ?

Só deve ser isto, pois não me lembro de Terminator 2 levar a bolinha (e garanto que tem lá cenas de uma violência chocante, completamente gratuita, que foi bastante atenuada em Terminator 3).

Não percebo isto. Alguém me explica ?

Parece que apenas os filmes com algum conteúdo levam o tal carimbo. Estarei enganado?

5 Comments:

Blogger Rivera disse...

O que eu sei é que no outro dia também vi que ia começar um filme (que eu já tinha visto) e também pensei porque raio é que isto tem bolinha?!
Também não percebo em quê é que se baseiam para classificarem os filmes...

14:07  
Blogger Maria Strüder disse...

Não conheco os filmes que referiste mas concordo com o assunto bolinha vermelha.
Existem filmes com teor bastante pesado para menores de 16/18 que não têm direito a bolita e outros coitados lá levam com o raio da bola.
Injusto é eu ter que acordar cedo amanhã!

00:20  
Blogger Clarissa disse...

Parece-te que vale a pena tentar perceber os cérebros que presidem às nossas televisões?!
Opto pelo canal História... parece-me bem melhor :)
Beijos

00:17  
Blogger rafaela disse...

Ai neurónio, neurónio ;)
Concordo com a Clarissa, nem vale a pena tentar perceber...
Vida selvagem, Simpsons e National Geografic... chegam-me...
Nem que tivesses mais do que um neurónio a «dar sinais de vida» conseguias, tu ou qualquer um de nós, compreender esses critérios.
Um beijo

11:00  
Anonymous Anónimo disse...

Gosto do blog. Vou voltar!

13:35  

Enviar um comentário

<< Home





Para receber um e-mail cada vez que haja novidades neste blog clique no símbolo RSSFWD abaixo e introduza o seu e-mail