novembro 13, 2005

INVERDADE OU MENTIRA ?


Uma coisa que solenemente me irrita em certas (e determinadas) pessoas é a falta de frontalidade e o facto de muitas vezes não chamarem as coisas pelo nome que têm. Gosto de pessoas directas, bolas !

Portanto, o discurso "politicamento correcto" é algo que eu até compreendo, mas que me irrita.

Ontem, sábado, Manuel Alegre, numa entrevista que foi transmitida pela RTP1 no jornal da noite, usou o célebre termo "inverdade". Felizmente, o Manuel parece ter um pouco de bom senso e segundos depois corrige para o directo "mentira".

É possível achar alguma incoerência nesta mencionada dualidade no seu dircurso e que o homem não tem possivelmente a estaleca de um político profissional (ou o que quer que lá isso seja!) mas eu acho positivo. Há que chamar os bois pelos nomes, caramba.

Que eu saiba, há verdades e mentiras.

Só gostaria mesmo que o Manuel tivesse sido 100% coerente e usasse o termo mais forte apenas, mas mais directo e objectivo, sem floreados e longe de tabus.

Fica aqui o link para ver e ouvir o trecho da entrevista : http://www.filelodge.com/files/1043/video/inverdademetira.avi

PS: Está em formato de video DivX.
(o melhor mesmo é : "botão direito" no link e gravar para o disco, para posterior visualização, uma vez que a velocidade de download pode não ser das mais rápidas ...)

6 Comments:

Anonymous Anónimo disse...

sendo manuel alegre um poeta, é natural que traga algum lirismo para as suas intervenções. contudo, 'inverdade' é uma palavra que vem no dicionário.

penso que inverdade e mentira não são a mesma coisa. é um facto que todas as mentiras são 'inverdades', mas nem todas as inverdades são mentiras. 'inverdade' é o inverso de 'verdade', enquanto conceito definido: a verdade do universo, a verdade da vida, a verdade da política. uma mentira, é a exclusão da uma verdade e não de 'a verdade'.

assim, o contrário de 'a verdade' enquanto artigo definido será uma 'inverdade' um ou uma faldidade. por exemplo, dizer que o "sol é criado por gelo" é uma 'inverdade' (contraria 'a verdade' cientifica), não uma mentira.

pode dizer-se que uma mentira tem caracter subjectivo, e uma inverdade tem caracter objectivo, cientifico. acho que quando se usa o segundo termo em vez do primeiro, se quer reforçar a nossa ideia sobre a falsidade de uma coisa: "isso é muito mais que uma mentira, é uma inverdade".

12:31  
Blogger Pedro Duarte disse...

Hmmm, obrigado Zé. Um dos comentários mais interessantes e recompensadores que alguma vez recebi.

De facto, nunca tinha visto as coisas desse modo. Afirmas portanto que uma "mentira" é intencional, possívelmente com malícia, enquanto "inverdade" é mais o resultado de um erro, algo mais inocente ? Hmmm. OK.

Bem isso de escrever blogs tens as suas vantagens, como se pode ver. Obrigadfo mais 1 vez.

17:14  
Anonymous Anónimo disse...

não diria que uma 'inverdade' é um resultado de algo «inocente». mas atenção, esta é a minha opinião, não fundamentada em nenhuma fonte. repara, uma inverdade é uma coisa que não pode acontecer. uma mentira pode acontecer. exemplo:

"Mãe, eu estive na escola" (mentira, estive na praia) - mas podia ter estado na escola, podia acontecer.

"A velocidade do som, no ar, é de 500m/s" (é uma inverdade, pq o valor é de 340m/s) - não podia ser de 340m/s, pois não é possivel segundo as leis da fisica.

assim, temos:
a verdade / a inverdade (objectivo)
uma verdade / uma mentira (subjectivo, mais geral)

manuel alegre corrigiu, é verdade. mas penso que disse isso para reforçar o absurdo do que lhe pergutaram. como disse, "isso é mais que uma mentira, é uma inverdade".

obrigado, eu. venham mais discussões destas ;)

19:10  
Anonymous Anónimo disse...

por eu chamar os bois pelos nomes fiquei sem o meu antigo blog...um hacker roubou-mo.

12:59  
Blogger Pure_Water disse...

desculpem-me a sinceridade, mas para mim a política e principalmente estes ultimos debates a que tenho assistido, não passam de mera hipocrisia e cinismo de parte a parte (com uns enterranços pelo meio, mas isso também é normal devido à idade dos candidatos e possivel Alzheimer :P )

22:33  
Blogger Paula Ferreira disse...

Inverdades...
O nome de uma musica que eu compus
Fui mt criticada,por colegas pois ninguem havia escutado a tal da inverdade...
Pois pra mim inverdade é,uma mentira inocente e escondida que jamais sera revelada...
Apenas,como uma coisa ironica,voce fala que é aquilo é bonito mais se voce usar um tom um pouco diferente levam pra ironia
Gosto de escrever inverdades..
Ora mentira é tao comum!!!

20:14  

Enviar um comentário

<< Home





Para receber um e-mail cada vez que haja novidades neste blog clique no símbolo RSSFWD abaixo e introduza o seu e-mail