agosto 09, 2007

NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA



A pedopsiquiatra Ana Vasconcelos foi convidada pela RTP para fazer a análise da entrevista de José Sócrates à RTP no passado dia 11 Abril.

Ana Vasconcelos analisou minuciosamente o perfil de Sócrates e as suas reacções perante as questões levantadas por pelos entrevistadores quando este foi confrontado com as ultrajantes insinuações que o seu curso de engenharia teria sido obtido de forma pouco ortodoxa (só porque o certificado de habilitações ter sido passado num domingo e o actual PM ter enviado o exame de Inglês Técnico preenchido por fax, tudo coisas insuspeitas, claro).

Segundo a pedopsiquiatra : "Sócrates reagiu como seria esperado a qualquer criança normal. Fez birra, gritou, deu murros na mesa e julgou ser o centro do mundo. Tentou impor as suas razões de modo desesperado, pois perante a dor tentou negar o facto em si."

Sabes-se que Ana Vasconcelos foi convidada ainda para fazer as férias do Prof. Marcelo mantendo a continuidade da popular análise da semana, apresentar o concurso "A Herança de Verão" fazendo as férias de Tânia Ribas que se encontra a fazer as férias de Malato, substituir Henrique Sá Pessoa na rubrica de culinária "Entre Pratos" e também fazer um episódio extra de Prison Break interpretando a personagem Michael Scofield enquando a 3ª série não chega, mas recursou todos os convites por achar (e bem) que tal não seria indicado para uma pedopsiquiatra.

(Este é um post de ficção. Qualquer semelhança com a realidade não é só apenas uma tremenda de uma coincidência mas é também uma reacção ao fútil encher chouriços que as TV's andam a brindar o contribuinte nestes últimos dias.)

agosto 05, 2007

SOMOS AVÓS VIRTUAIS

Ouvi recentemente num podcast que a geração de "agora" encara o e-mail como uma coisa do passado distante e dá preferência às chamadas redes sociais. "O mai" novos de agora, usam apenas o email para comunicar com os avós, por exemplo.

Portanto estão a ver : se forem como eu, que prefiro o e-mail ao messaging ou aí-faíves, saibam que foram subitamente promovidos a idosos sem vos terem perguntado nada ou terem pago algo por isso.

Tal evolução levanta algumas questões, como por exemplo, sobre o desaparecimento do suporte físico da informação.

Se com o aparecimento do e-mail as cartas eram já coisas do tempo dos nossos pais e avós, com a migração para as mensagens deixadas das redes sociais e enviadas por SMS constacta-se que cada vez mais que vestígios físicos da troca de informação tendem a ser coisas também do passado. Obviamente as cartas são realmente suportes físicos - podem ser guardadas, cuidadosamente armazenadas ou deixadas a apodrecer pela bicharada que se alimenta de papel. O e-mail permite manter uma cópia local no nosso computador - podemos optar por "deixar andar" no disco rígido até um dia haver um crash e ir tudo para o galheiro, ou fazer um backup para um CD/DVD/HD-DVD/BlueRay/QQoutraCoisaQInventemEntretanto e neste caso, a opção de manter um suporte físico, permanente, mantém-se.

Deixando mensagens nos aí-fives e companhia, tudo fica algures armazenado no servidor do sistema deles e nada fica cá em casa. Ou seja, tal como o que tem vindo a acontecer com a distribuição de música, vídeos, livros e jogos de computador apenas disponível on-line, tudo torna-se mais efémero e sujeito a um apagão.

(Tal como isto dos blogs... Caso um gajo não vá fazendo manualmente um backup das coisas que disponibiliza (coisa que não tenho feito, claro) "um dia a casa vai abaixo" e bye bye. Por acaso não era má ideia os tipos do blogger disponibilizarem um serviço de backups em suporte físico ...)

Portanto, as "novas tecnologias" são muito bonitas sim senhor, mas tal como quando apareceram na década de 90 (século passado) desencadeando a frenética ilusão de que a globalização tornaria o mundo instantaneamente num paraíso evoluído, sem fome ou guerra, assim, magicamente num estalar de dedos, sem mexermos a ponta de um corno, estas por si só não trazem acréscimo nenhum. É preciso saber usar e a tecnologia. Saber optar e o que esperar dela.

agosto 03, 2007

A PEDIDO DE CATARINA, CÁ VAI

Estas coincidências têm sido tão frequentes que se fosse a postar todas, vocês já nem me podiam ler... Mas a pedido da Catarina, cá vão os últimos desenvolvimentos :

- 5ª feira, 26 Julho : A propósito de ter visto Death Proof, comento com um colega meu de trabalho que de facto, não acho os filmes de Tarantino nada de outro mundo. Este até foi divertido, mas ... what's the fuss about Tarantino? Comentei que ainda não tinha visto Reservoir Dogs, a sua entrada em "grande" no cinema.

- 6ª feira, 27 Julho, depois de 1 consulta no médico, encontrou-me com uns amigos para irmos até à Tapada da Ajuda para uma actividade de observação astronómica do Ciência Viva. Dentro no Monumental tocam a canção Mad World que faz parte da banda sonora de Donnie Darko.

- Sábado, dia seguinte : Passo por 1 loja Daily Price à cata de DVD's em 2ª mão a preço da chuva mijona e o que vejo lá? : O DVD de Reservoir Dogs e o DVD duplo de Donnie Darko.

Coincidências à parte, comprei a extraordinária obra de Donnie Darko por cerca de 10 euros (1 DVD está cheínho de extras!) e quanto ao Reservor Dogs, hmmm, azureus diz-vos alguma coisa ?




Para receber um e-mail cada vez que haja novidades neste blog clique no símbolo RSSFWD abaixo e introduza o seu e-mail