fevereiro 28, 2006

PUBLICIDADE, ARTE MANCHADA

Qualquer dia, sou forçado a escrever aqui algo do tipo :
"Este blog tem o patrocínio do Metro de Lisboa e todos os produtos a ele associados".

Como já disse anteriormente, o ambiente metropolitano é um catalizador para o meu neurónio sobrevivente. Acho que tenho uma mente underground ;)

Acontece que na 6ª feira passada, vi publicitado no jornal Metro um anúncio que era um puro exemplo de publicidade que rossava indecentemente o enganoso ... Na verdade, era publicidade do tipo que enganava o mais incauto, sem ser realmente enganosa. Acho isto pior que ser enganosa : no fundo, testam a capacidade de discernimento de pessoas (demasiado) atarefadas com o zum-zum do dia-a-dia, que nem tempo têm de pensar-pensar o que vão fazer-fazer nas próximas férias e se é que querem mesmo fazer alguma coisa ...

Adiante. Estava eu a escrever que encontrei nas páginas do jornal um anúncio sobre uma promoção de venda de telemóveis desloqueados com oferta de 30€ em chamadas. Era qq coisa assim :

Siemens A70
€49,90 PVP
-€30,00 em chamadas
--------
€19,90

Ora para o mais distraído, que olhasse apenas para o apelativo total, poderia pensar que o telemóvel custaria apenas €19,90, quando na verdade, o PVP (preço de venda ao público) é de 49,90€ (50€, pronto) !

Apenas são oferecidos os €30 em chamadas. Na prática, o telemóvel sai mesmo por €19,90 mas o incauto tem de desembolsar cerca de 50€ de uma vez só.

Este é o truque. Quem acha que €50 é puxadote nunca optaria por comprar um telemóvel, a não ser que realmente estivesse a precisar. Já com um preço de €20, as coisas podem mudar de figura ...

Eu nem era para ter escrito por causa disto, se não fosse o caso de há pouco me der para começar a pensar um pouco sobre a publicidade e a sua arte.


No meu entender, há uma distinção subtil entre a Arte da Publidade e a Arte com A grande :


  • A Arte não tem um objectivo. É um resultado de um processo criativo.

  • A Arte da Publicidade, além de ter um objectivo bem definido, é um objectivo que considero vil. Pretende no fim, vender algo. Mexe directamente com poder, com manipulação de mentes. Coisas que não me agradam.

No entanto, há algo que "salva a alma" do artista deste meio, pois embora este saiba que deve criar algo com o fim de vender um produto, existe um momento na criação em que o artista se abstrai do fim e a criatividade flui sem objectivo.

Verifica-se assim uma convergência com a Arte pura.



Se eu fosse mauzinho, imaginava o seguinte diagrama :
















No entanto, ao existir esta convergência, fica em pé de igualdade com qualquer arte mais nobre durante a sua fase de desenvolvimento.

Portanto, embora eu saiba conscientemente que os artistas do meio publicitário são Artistas (excluio os pategos que criaram o anúncio que mencionei acima) não consigo de deixar de dissociar esta arte ao fim a que se destina...


Arte manchada, portanto.

Pior, mas muito pior que isto, é mesmo o Marketing. Este é mesmo do piorio.

2 Comments:

Blogger Pure_Water disse...

Eu há uns tempso comprei um telemovel pela mesma maneira, e saíu grátis... akilo custyava 100 ou 150 € ja n me lembro, mas davam o mesmo valor em saldo. Ou seja comprei o telemovel por esse preço, dps mais tarde o meu saldo ficou enorme :D

Ptt saiu gratis, pois em vez de ter sido eu a por dinheiro para aumentar o saldo foram eles ptt, tecnicamente foi gratis :P

14:21  
Blogger Pedro Duarte disse...

Pure_Water, "Gratis" é palavra não-existente no mundo dos negócios. Nem sequer tecnicamente...

Tudo isto têm um propósito : lucro para a empresa.

Essa fantástica "oferta" de que falas serviu ao operador para ganhar um cliente.

Ela sabe que uma vez garatido um novo cliente, há fortes possibilidades de este se manter fiel (até pq ele foi seduzido com a oferta) e com o preço das comunicações, mais tarde seguramente irá haver retorno do valor de 100 euros.

E imagina os lucros que eles não têm com o preço das comunicações para se darem ao luxo de poderem "oferecer" 100 a 150 euros......

14:33  

Enviar um comentário

<< Home





Para receber um e-mail cada vez que haja novidades neste blog clique no símbolo RSSFWD abaixo e introduza o seu e-mail