março 19, 2006



Uma coisa que me fascina nos insectos é o seu aparente desconhecimento pelo que se passa à sua volta. É como se tivessem sofrido uma lobotomia e só se apercebessem de um centésimo da complexidade do mundo onde vivem. Do mesmo mundo onde todos nós vivemos.

Por exemplo, o insecto que vemos acima na fotografia..... Seguramente não faz ideia porque quem foi fotografado, porque foi fotografado e muito menos do que é uma fotografia.

E no entanto, lá está ele, ignorando-nos até que façamos um gesto súbito e ameaçador em direcção a ele.



Eu vejo um ponto em comum entre os Insectos e a Humanidade. Precisamente pelo que disse acima e abaixo repito :

A Ignorância.

Só que nós, os Humanos, somos mais sofisticados. Nós aprendemos a lidar com ela. Mas no fundo, o que realmente conhecemos ? Que verdades compreendemos ?

Muito bem : Sabemos o que é uma máquina fotográfica, um blog, os computadores, a escrita e muitas outras pequenas coisas. Mas continuamos ignorantes no que respeita á natureza essencial da realidade.

Não se deixem embalar por frases que pretendem impingir segurança e confiança, tais como "cientificamente testado"... A Ciência não sabe. A Ciência não explica.

O que a Ciência faz, é modelar a realidade, de forma a que a realidade seja previsível. De modo a ser possível lidar com ela. Mas não a explica.

Por este motivo, continua-se a questionar a razão porque estamos neste mundo e que raio é mesmo este mundo. Se alguém ou alguma coisa o criou.

Duvido que alguma religião e/ou ciência possa-o alguma vez explicar.

Pessoalmente, duvido que a nossa compreensão tenha a capacidade para absorver a resposta a estas questões existenciais. Tal como o mosquito da foto nunca poderá compreender que a verdadeira razão do súbito aumento de iluminação que acabou de constactar foi provocado pelo flash da máquina fotográfica.


Filhos das estrelas, mas contudo ignorantes.




Para receber um e-mail cada vez que haja novidades neste blog clique no símbolo RSSFWD abaixo e introduza o seu e-mail